Por vezes, os canos, colectores e ou tubagens industriais, atingem um elevado estado de degradação, encontram-se alguns deles por de baixo de vias de intenso tráfego, caminhos de ferro ou parques industriais. Na sua grande maioria estes espaços não podem parar, alguns deles a substituição acarretaria custos elevadíssimos. É nessa altura que devemos ponderar a reparação/reabilitação das tubagens degradadas.

O processo de reabilitação de tubagens é simples e cirúrgico sendo também não destrutivo ou invasivo. Por norma, requer sempre uma avaliação prévia de acessibilidade de modo a garantir que os equipamentos de reabilitação possam ser introduzidos nas tubagens intervencionadas.

Estando garantida a acessibilidade e, antes de iniciar qualquer acção corretiva, será necessário perceber o real estado do interior da tubagem. Para isso deverá ser feita uma inspecção de vídeo de alta resolução, sempre que possível executada com robot de cabeça rotativa de modo a permitir uma identificação clara dos pontos de ruptura. Para proceder a esta inspecção é necessário que o cano esteja limpo e desimpedido. Caso não se verifique serão executados trabalhos de limpeza, normalmente com hidrojato de alta pressão.

Com a análise da vídeo inspecção podemos determinar se é necessário uma reabilitação contínua ou uma reabilitação ponto a ponto, normalmente em pontos mínimos de 60cm.

Depois de todo o processo de preparação, passamos naturalmente à reabilitação que consiste na introdução de um robot que aplica contínuo ou ponto a ponto uma manga com resina que irá corrigir todas as fissuras restabelecendo o normal funcionamento da rede de saneamento.

Após a conclusão de todo o processo de reabilitação poderá ser indicado a execução de testes de estanquidade de modo a garantir que o processo foi concluído com sucesso.