Considerando uma rede de esgotos doméstica, os canos da cozinha são provavelmente os que entopem com maior frequência dada a sua utilização regular e a natureza dos resíduos que nele são depositados. Resíduos gerais, restos de comida, detergentes e outros produtos são apenas alguns dos agentes que aí se vão acumulando, fixando-se às paredes dos tubos e criando massas rígidas que com o tempo se vão calcificando.

Embora não sejam propriamente de difícil resolução, os entupimentos nos canos da cozinha nem sempre são tarefa simples, ocasionalmente ocorrem surpresas como a ausência de caixas sinfónicas e estruturas de tubagens anómalas com estranhas curvaturas e inclinações, características invulgares que dificultam a acessibilidade da intervenção e obrigam ao uso de maior esforço técnico como a inspecção de vídeo, uma ferramenta vital na identificação e mapeamento de redes de esgotos menos comuns ou fora de norma.

Convém sublinhar que nunca deve colocar ácido, produtos químicos ou corrosivos nem ferros, arames e outros utensílios improvisados principalmente nos casos mais complexos de estruturas não conforme.

Recorrer a estas soluções menos ortodoxas poderá danificar gravemente as tubagens provocando fissuras ou rompendo os tubos e cotovelos. Apenas com a vídeo inspeção da rede de esgotos será possível identificar correctamente a estrutura, descobrir se existem caixas ocultas (algo habitualmente fruto da tentativa de embelezar uma divisão da casa), falhas de ligação ou deformações nas tubagens (desencadeadas por demasiado peso do edifício ou deslocação de terreno), obstruções ou rupturas que estejam a causar problemas de entupimentos actuais ou futuros.